Métodos de Afinação do Violão

Guia essencial para afinar seu violão. O violão é um instrumento tão simples e conveniente: basta abrir a caixa e começar a tocar.

Bem, não é assim tão simples. Uma boa prática antes de tocar o violão é afiná-lo primeiro.

Afinar o violão antes de começar a tocar garantirá que você
irá executar uma música harmoniosa; para cada corda tem uma nota específica
para tocar e mesmo que apenas uma delas fique fora de sintonia, todo o resto
ficará desordenado.

Entretanto, é interessante saber que alguns violões podem não precisar de afinação tão frequente, violões bem construídos e feitos com material de qualidade geralmente podem segurar a afinação por bastante tempo.

Naturalmente esses violões são mais caros, mas exigem menos cuidado com afinação.

O violão apresenta uma forma específica de afinação porque tem seis cordas, cada uma das quais tem uma nota específica onde deve ser afinada.

Os números de cordas, como mais popularmente conhecido, de cima para baixo são 6, 5, 4, 3, 2, 1, enquanto as notas musicais de cada nota, na mesma ordem, são: mi, la, re, sol, si, e mi ou E, A, D, G, B e E, respectivamente.

Para afinar o violão corretamente, deve-se ter um instrumento que funcione como diapasão ou algo que emita um som na nota correta de referência.

Formas comuns de afinar o violão

Primeiramente é preciso entender que existem várias formas de afinação do violão. E algumas podem ter um resultado melhor que outras, dependendo do músico.

tarrachas de afinação do violão

Claro que hoje em dia existem vários aplicativos que permitem afinar o violão pelo celular de forma quase perfeita.

Mas se você pretende levar a sério o seu aprendizado na música
você deveria descartar essa opção logo de início.

A afinação “de ouvido” do violão permite um desenvolvimento aguçado e essencial do ouvido do músico, e garante que você colha benefícios muito bons no futuro em relação aos músicos que se acostumam afinar pelo celular.

Obviamente a afinação com uso de celular é quase perfeita e nada deixa a desejar para os melhores músicos com ouvidos absolutos. Mas não comece por esse caminho, aprenda afinar o seu violão de ouvido e verá o resultado incrível a longo prazo.

Afinar o violão com diapasão

Um diapasão é um pequeno instrumento de sopro que emite uma nota musical. É muito comum encontrar o diapasão que emite o som da nota Lá (A).

Assim, você irá afinar o seu violão nessa corda (corda de Lá) e depois irá afinar as outras cordas do violão a partir da corda que já está afinada.

Afinar o violão com o pulso de telefone

Muitos não sabem, mas quando você tira o telefone do gancho e escuta
aquele pulso de que a linha está liberada, a nota que você ouve também está na
frequência de Lá (A).

Isso significa que você pode afinar o violão usando esse pulso como um diapasão e afinar o restante do violão usando a corda afinada como referência.

Afinar o violão usando aplicativo de celular

Você também pode afinar o violão usando um aplicativo sem perder a capacidade de aprimorar o ouvido para afinação.

No caso em que não tiver disponível nenhuma das opções acima, afine apenas uma corda do violão usando o aplicativo de celular e depois afine as demais cordas usando a corda afinada como referência.

Assim você garante que vai treinar o seu ouvido usando uma ferramenta prática e disponível nas mãos de todos.

Afinar o violão usando pedaleira ou afinador eletrônico

Com a evolução da tecnologia existem hoje várias opções eletrônicas para afinar os instrumentos musicais.

Obviamente essas opções são melhores e possuem um maior grau de perfeição em relação aos aplicativos de celulares.

As pedaleiras em grande maioria já vêm com esse recurso de fábrica, e há também os afinadores eletrônicos portáteis.

De todo modo, nunca deixe de treinar o seu ouvido para afinar você mesmo quando precisar.

Veja abaixo o link de nossos conteúdos que irão te ajudar a
aprender a tocar violão de forma rápida e prática:

O post Métodos de Afinação do Violão apareceu primeiro em Como Tocar Violão.

source https://comotocarviolao.art/metodos-afinacao/

Publicado por Como Tocar Violão

Bem-vindo ao Como Tocar Violão aqui você vai aprender todas as informações mais importantes para aprender a tocar violão de forma simples e descomplicada. Aprenda como é a maneira mais prática de tocar violão em pouco tempo. Em vários locais tem pessoas que gostariam de começar a aprender tocar violão, porém não têm ideia de como iniciar. Se este é o seu caso, aqui neste texto você vai encontrar uma direção de como você pode fazer para dar os primeiros passos para tocar esse instrumento que encanta muita gente. Não são muitos que chegam ao mundo com dom para aprender como tocar violão, porém isso não significa que só as pessoas que nascem com um dom podem aprender a tocar. Veja nossas redes sociais: https://comotocarviolaoart.blogspot.com/ https://drive.google.com/drive/folders/1XgWnoivgi6kF9Uz30e6u1SxGqyzXKlRP https://docs.google.com/document/d/1fQhmOYlZt7D5p5An5-djU72mK6KLZqXkHwTaz1YiY_0/preview https://sites.google.com/view/comotocarvioloart/ https://docs.google.com/spreadsheets/d/14vpEDkxK-tnL6bOoizXUAWDBbtnxFZ7jRvS9DS8XMfo/preview https://docs.google.com/presentation/d/1behz_8nQPr9kEDpQauhtYBoEBZg6GaKQHnvgS0waZD4/preview https://comotocarviolaoart.wordpress.com https://pt.gravatar.com/comotocarviolaoart https://about.me/comotocarviolaoart https://comotocarviolaoart.weebly.com https://comotocarviolaoart.tumblr.com/ https://medium.com/@comotocarviolaoart https://www.reddit.com/user/comotocarviolaoart https://www.pinterest.com/comotocarviolaoart https://www.diigo.com/profile/comotocarviolao https://www.evernote.com/shard/s634/sh/ce39fef4-aeba-46ea-bdfb-8b4a5e742b1a/1383a2f3a61c37d0c4d80097a7939d42 https://getpocket.com/@comotocarviolaoart https://www.instapaper.com/p/comotocarviolao

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora